· Moléculas com grande mobilidade: o aumento de temperatura do sistema faz a energia cinética das moléculas gasosas aumentar (quando um gás se encontra em estado caótico, pode-se dizer que não é possível prever a movimentação de suas moléculas).
· Sistemas sem forma ou volume fixos: os sistemas formados por gases apresentam a forma e o volume do recipiente.
· Grande compressibilidade: as moléculas gasosas podem ser comprimidas
aumentando-se a pressão sobre o sistema (quanto mais comprimido o gás estiver,
mais denso ele estará).
· Compostos moleculares: com exceção dos gases nobres, os sistemas gasosos são formados por moléculas cujos átomos se unem para ligações covalentes (Não existe gás iônico).
· São miscíveis entre si: moléculas gasosas sempre se misturam entre
si em quaisquer proporções, formando sistemas homogêneos.
Diferenças entre Vapor e Gás Vapor: sofre liquefação pelo simples abaixamento da temperatura do sistema OU pelo simples aumento da pressão do sistema. Gás: o gás NÃO sofre liquefação pelo simples abaixamento da temperatura do sistema ou pelo simples abaixamento da pressão do sistema. O gás sofre liquefação se, somente se, sofrer as duas ações: o abaixamento da temperatura E o aumento da pressão do sistema. Teoria Cinética dos Gases Para se estudar as variações sofridas pelos gases reais, estabeleceu-se o conceito de gás ideal: Gás ideal: Apresenta moléculas perfeitamente esféricas;
Ausência de interações moleculares no sistema;
Moléculas com energia cinética média, diretamente proporcional a temperatura absoluta do sistema.
Atenção!!!
O gás ideal não existe, é apenas teórico e serve de parâmetro para se analisar as transformações gasosas ocorridas num sistema real.